FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DO ALUNO: UMA ANÁLI-SE ATRAVÉS DE MODELOS HIERÁRQUICOS APLICADOS NOS DA-DOS DAS OITAVAS SÉRIES DO ENSINO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores Cláudia Souza Passador, Gustavo Teiji Borges Yoshimochi, Carla Baraldi Artoni
Descrição
O presente estudo analisa a variação de desempenho dos alunos e a maneira como alguns fatores afetam o desempenho dos alunos das oitavas séries. Foi realizada uma análise de regressão com o Método de Modelos Hierárquicos nos dados da Prova Brasil de 2007 e com parte dos dados do Censo Escolar de 2007. Nos resultados obtidos, algumas das variáveis que se mostraram associadas ao desempenho escolar foram: aluno que já foi reprovado; iniciou os estudos na educação infantil; e escolaridade dos pais. Na escola a merenda escolar e o nível socioeconômico médio dos alunos. No professor, a formação e a experiência, a exclusividade de escola em que trabalha e se corrige as lições de casa dos alunos.