Educação no campo: um estudo das relações entre perfil socioeconômico, desempenho escolar e evasão dos alunos das escolas da rede pública no Brasil

Autores Cláudia Souza Passador, João Luiz Passador, Administração de Economia
Descrição
A educação como catalizador do desenvolvimento humano e econômico é uma ideia já enraizada na maioria das culturas contemporâneas. Todavia, compreender como ela influencia esse desenvolvimento e identificar os fatores influenciadores desse processo ainda é um desafio para os pesquisadores das mais distintas áreas que se interessam pelo tema, sobretudo quando se trata da educação direcionada às minorias. Neste contexto, no Brasil, destaca-se a população do campo que, por muito tempo, não recebeu os devidos olhares. Contudo, avanços são observados, principalmente a partir da Constituição de 1998 que possibilitou o surgimento e evolução das políticas públicas e gestão da educação, incluindo a educação do campo. Como forma de contribuir com a evolução destas políticas, este trabalho tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico e o desempenho das escolas públicas brasileiras que ofertam a educação fundamental (5º e 9º anos) em zonas rurais, comparando-as com escolas localizadas em zonas urbanas, considerando as Unidades da Federação (UF) e a dependência administrativa (estadual e municipal) como fatores de análise. Os dados utilizados nesta pesquisa são provenientes das bases de dados do INEP, a saber, dados da Prova Brasil, Censo Escolar, IDEB. Após a obtenção das bases de dados, estas foram processadas e ajustadas para a realização das análises. Como medida de desempenho utilizou-se a relação idade-série que permite avaliar a defasagem idade/série, as notas em matemática e português da Prova Brasil, a taxa de aprovação e a taxa de evasão das escolas. O indicador …