Quem somos

Gpublic é o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) é um centro de estudos registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – desde 2004. É coordenado pelos professores Cláudia Souza Passador e João Luiz Passador do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FEA-RP/USP

Nossas linhas de pesquisa

Desenvolvimento Local e Territorial

Desenvolvimento local, territorial, regional e sustentável, agricultura familiar, índices de desenvolvimento, geração de emprego e renda; sistemas e redes organizacionais 

Educação Fiscal 4.0

Políticas Públicas Integradas

Análise das diferentes políticas públicas de modo integrado, como – saúde e meio ambiente; saúde e assistência social; educação e meio ambiente; saúde, meio ambiente e educação; economia e cultura; etc

Inovação Organizacional

Arranjos interinstitucionais, arranjos produtivos locais, gestão social, inovação em gestão pública, treinamento de servidores públicos

Avaliação de Políticas Públicas

Avaliação de políticas públicas de saúde: custo-benefício, custo-efetividade, regionalização da saúde; avaliação de políticas públicas de educação: eficiência do gasto público, desempenho, qualidade, avaliação das políticas públicas que envolvem a educação básica e educação no campo

Atividades de cultura e extensão

Atividades de cultura e extensão com a comunidade circunvizinha ao Campus da USP de Ribeirão Preto, escolas públicas do ensino fundamental, organizações não-governamentais

Promoção de Cursos de Atualização

Promoção de cursos de atualização para servidores de diversos órgãos públicos, inclusive da Universidade de São Paulo (USP)

Nossa Metodologia

Ecossistema

É um ecossistema de inovação aberta centrado no utilizador, muitas vezes operando em um contexto territorial, integrando os processos de investigação e inovação.

Investigação e Inovação

O conceito é baseado em uma abordagem sistemática de co-criação e integração de processos de investigação e inovação. Estes são integrados através da exploração, experimentação e avaliação de ideias inovadoras, cenários, conceitos e artefatos tecnológicos relacionados em casos de uso da vida real

Comunidade

Os casos envolvem as comunidades de usuários, não apenas como sujeitos observados, mas também como fonte de criação.

Ensino Ativo

A filosofia é a de transformar os usuários, com a exploração de ideias emergentes, cenários de ruptura e conceitos inovadores. Assim, constitui um ambiente experimental, onde os usuários estão imersos em um espaço social para a concepção criativa

Nossos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável

Devido ao modo de abordar de forma integrada as organizações ou regiões de um determinado local ou território, o GPublic busca atingir os 17 ODS estabelecidos pela ONU. Mas, com o objetivo de definir àqueles que são mais abrangidos nos trabalhos, pode-se citar:

ODS 3

Saúde e Bem-estar

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4

Educação de qualidade

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 10

Redução das desigualdades

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

ODS 17

Parcerias e meios de implementação

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Nosso Organograma

Sigla Legenda
PUB
Equipe de monitoramento de periódicos e publicações
COM
Equipe de Comunicação
GTE
Grupo Temático de Estudo
GTE1
Desenvolvimento Local e Territorial
GTE2
Inovação Organizacional
GTE3
Políticas Públicas Integradas
GTE4
Avaliação de Políticas Públicas
GTE
Grupo de Trabalho & Extensão
GTE5
Treinamento para o setor público
GTE6
Nexos – Entidade estudantil de gestão pública da FEARP/USP
GTE7
Projetos para Agências de Fomento e para comunidades
GTE8
Educare – Projeto de Educação Fiscal para alunos de escolas públicas