Educação Fiscal nas escolas públicas de Ribeirão Preto.

Acesse o Portal do Aluno
Quem somos?

O “Educare: Educação Fiscal nas escolas” é um projeto educacional, criado em 2018, coordenado pelas:

• Profa. Claudia de Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP); e
  • Profa. Ass. Flavia Trentini, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP)
Educare grupo
Educare: educação fiscal nas escolas
Objetivos da educação fiscal

I. Disseminar o conhecimento sobre a Administração Pública Brasileira.

II. Expor os direitos e deveres do contribuinte.

III. Expor direitos e deveres constitucionalmente previstos.

IV. Realizar projetos e ações de extensão junto à comunidade.

Público-alvo

Alunos de escolas públicas municipais, estaduais ou de entidades sem fins lucrativos de todo o Brasil.

Especialmente em instituições de ensino que estão inseridas em contexto social de desigualdade, em que o projeto possa ajudar.

Aula educare
Programa de educação fiscal
  • Estrutura Governamental: Fundamentos do Estado
  • Direito Eleitoral: Representação Política & Direitos Políticos
  • Direitos e Deveres: Direitos humanos & Constituição de 1988.
  • Direitos e Deveres do Contribuinte: Sistema Tributário Nacional.
Experiência

Nos dois primeiros anos, o projeto já tinha atingido mais 612.656 mil pessoas, através de notícias e publicações.

Além disso, o projeto conta com mais de 100 alunos de ensino médio impactados.

Aluno educare
Educare evento
Congressos

Durante a trajetória realizamos diversos congressos e debates, como forma de fomentar  uma discussão social de qualidade.

Com isso, podemos alcançar nosso objetivo: educação fiscal para todos !

Futuro

Nesse momento, começamos uma expansão por meio da disponibilização do conteúdo das aulas em forma de curso livre e gratuito para todos os interessados.

Ainda, continuamos a oferecer apoio para escolas de todo o Brasil, com aulas síncronas e assíncronas para os alunos.

Educare
Gpublic
Parcerias

O projeto possui parceria com diversas entidades, privadas e publicas, entre elas destaca-se: a Nexos Gestão Pública e o GPublic.

Assim, a Nexos Gestão Pública é a entidade estudantil que garante os discentes para o projeto.

Enquanto isso, o Gpublic fornece os dados e materiais necessários para a realização do projeto.

Além dessas entidades o educare possui acordo com diversas escolas da rede de ensino pública.

Dentre as entidades públicas, os principais parceiros são: EMEPB Dr. Celso Charuri, Receita Federal do Brasil e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Trabalhando no reforço da educação fiscal do país

Metodologia

Atualmente o curso a distância utiliza-se Google meet, Kahoot e Youtube, com uma plataforma digital centralizada.

Além de banco de dados de infográficos, notícias, gráficos e pesquisas do Gpublic, há aulas ministradas discentes da USP.

Com isso, a metodologia permite que os alunos possam aprender por meio de aulas expositivas, dinâmicas, debates e por jogos.

Por fim, as escolas que aceitam queiram do projeto Educare, caso seja possível, devem garantir meios que os alunos acessem as aulas.

Reproduzir vídeo

O projeto Educare possui relevância por estimular uma cultura cada vez maior de participação social, pertencimento e conhecimento sobre a esfera pública.

Além disso, por promover a pauta da educação de qualidade, o projeto também está alinhado com a Agenda 2030 estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ainda, proposta vai também ao encontro do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), compartilhando conhecimentos e interagindo com a sociedade sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, incentivando a participação social.

Assim, com o intuito de promover diferentes perspectivas de futuro aos alunos, também existe aderência da proposta com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Notícias sobre o programa de educação fiscal

Entre em contato