fatores associados ao desempenho do aluno: uma análise através de modelos hierárquicos aplicados nos dados das oitavas séries do ensino público do estado de são paulo

Assunto: Fatores associados ao desempenho do aluno
Autores Cláudia Souza Passador, Gustavo Teiji Borges Yoshimochi, Carla Baraldi Artoni
Ano: 2011
Resumo: A educação como catalizador do desenvolvimento humano e econômico é uma ideia já enraizada na maioria das culturas contemporâneas.
Todavia, compreender como ela influencia esse desenvolvimento e identificar os fatores influenciadores desse processo ainda é um desafio para os pesquisadores das mais distintas áreas que se interessam pelo tema, sobretudo quando se trata da educação direcionada às minorias.
Neste contexto, no Brasil, destaca-se a população do campo que, por muito tempo, não recebeu os devidos olhares.
Contudo, avanços são observados, principalmente a partir da Constituição de 1998 que possibilitou o surgimento e evolução das políticas públicas e gestão da educação, incluindo a educação do campo.
Como forma de contribuir com a evolução destas políticas, este trabalho tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico e o desempenho das escolas públicas brasileiras que ofertam a educação fundamental (5º e 9º anos) em zonas rurais, comparando-as com escolas localizadas em zonas urbanas, considerando as Unidades da Federação (UF) e a dependência administrativa (estadual e municipal) como fatores de análise.
Os dados utilizados nesta pesquisa são provenientes das bases de dados do INEP, a saber, dados da Prova Brasil, Censo Escolar, IDEB. Após a obtenção das bases de dados, estas foram processadas e ajustadas para a realização das análises.
Como medida de desempenho utilizou-se a relação idade – série que permite avaliar a defasagem idade/série, as notas em matemática e português da Prova Brasil, a taxa de aprovação e a taxa de evasão das escolas.
O indicador socioeconômico foi construído a partir das respostas dadas pelos alunos ao questionário aplicado juntamente com a Prova Brasil e está relacionado à posse de bens, acesso a cultura, escolaridade dos pais, entre outros.
Após a construção da base de dados e definição de indicadores de avaliação, procedeu-se à análise estatística dos dados valendo-se da estatística descritiva, análise de correlação  e  análise  multivariada  da  variância  (MANOVA)  para  análise de  possíveis diferenças entre o desempenho médio dos grupos em avaliação.
Os resultados preliminares para o 5º ano apresentam diferenças significativas entre o desempenho médio dos vários grupos formados, com destaque para o desempenho inferior das escolas do campo.