O escritório de gestão de projetos de pesquisa como uma inovação organizacional nas universidades

Autores: Michele Aparecida Dela Ricci Junqueira; Regina Célia da Rocha Bezerra; Claudia Souza Passador

Abstract

Esta pesquisa destaca a criação do escritório de gestão de projetos de pesquisa científica como uma inovação organizacional. Sua implantação é um processo complexo, requer pessoas qualificadas e com habilidades específicas para conduzir com sucesso sua execução. O objetivo do apoio institucional à gestão de projetos é poupar os cientistas do trabalho para essa gestão. Esse apoio foi estruturado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo sem aumento significativo de recursos humanos, ao mesmo tempo em que incorporou um volume expressivo de atividades gerenciais que se somaram às responsabilidades previamente desenvolvidas na área financeira.

Palavras-chave: inovação organizacional, projetos, pesquisa científica.