The impact of the project management office on scientific research | O impacto do escritório de gestão de projetos na pesquisa científica

Autores: Dela Ricci Junqueira, M.A.Passador, C.S.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar que o escritório de gestão de projetos, uma unidade organizacional reconhecida pelo guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), pode apoiar o cientista na gestão de projetos de pesquisa, de modo que ele se dedique a outras atividades. Para testar a hipótese, detalha-se o marco teórico e a coleta de dados de projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e executados na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) no período de 2009 a 2015. O estudo mostrou que os cientistas teriam cumprido os requisitos exigidos pela agência de financiamento sem esse apoio; porém, o escritório impactou a gestão financeira do projeto, uma iniciativa alinhada às práticas de universidades estrangeiras, nas quais o suporte a cientistas já se tornou parte rotineira do apoio institucional.

Palavras-chave: gestão de projetos; pesquisa científica; sucesso.